Hora de escolher a dobradiça

Nem ela escapa dos avanços e oferece modelos que permitem variações nos ângulos de abertura e fechamentos suaves e silenciosos. Confira as principais versões do mercado!

Normalmente, nós só lembramos delas quando rangem ou quando desprendem. Mas, as dobradiças são itens fundamentais e indispensáveis nas portas. São elas que permitem a abertura e o fechamento das mesmas, que ajudam a sustentar as folhas e – talvez você nunca tenha pensado nisso – também são importantes itens de segurança. Sim, porque as dobradiças, quando de qualidade e bem instaladas, dificultam ou até mesmo impedem arrombamentos. Os formatos variam de acordo com a finalidade do uso. Segundo Adriano Pimenta, gerente comercial da Leo Sob Medida, as diferenças mais significativas têm relação com o ângulo de abertura – para melhor aproveitamento de espaço – e a existência, ou não, de sistema de amortecimento, que evita que as portas batam com força, fechando-se aos poucos. Também chamado de slow motion. Para garantir a firmeza do conjunto, normalmente são precisos mais do que duas dobradiças na instalação. Portanto, o número de peças empregadas numa porta, por exemplo, vai depender não só do tamanho da mesma, mas também do peso que vai suportar.

Dobradiça Movelaria Italian
Instalação de dobradiça no projeto do parceiro Leo Indica, Movelaria Italian.

Fabricadas em ferro, estão disponíveis em uma série de acabamentos: zincado, oxidado, niquelado, escovado, de latão ou bronze. Há também as de aço inox, consideradas as de melhor qualidade por conta da resistência. “São indicadas para regiões litorâneas”, diz Pimenta. Para que cumpram bem suas funções e durem mais, é necessário seguir cuidados de manutenção, como aplicar lubrificantes para evitar corrosões e rangidos. Claro que peças expostas ao sol, à chuva, à maresia e à umidade exigem mais atenção e podem ter a sua vida útil reduzida.

 

 

Escolha a sua dobradiça

Dobradiça Comum

Ela tem formato de asas. Neste caso, uma das asas fica presa na peça e a outra, chumbada na parede ou batente, garantindo firmeza ao conjunto.  Este mesmo modelo é encontrado na versão contínua, ou seja, é instalado ao longo da porta, sendo também indicado para painéis de acesso.

Dobradiça Comum

 

Dobradiça de Pressão

São os que possuem um sistema de molas com pressão para facilitar a abertura e o fechamento. Dispensam parafuso na instalação, bastando a pressão para serem encaixados nas portas. São as que mais aguentam o tranco do abre e fecha diário. Encontradas nas versões reta, curva e supercurva. Estas variações têm a ver com o ângulo de abertura desejado e com o tipo de instalação da porta. A de pressão reta, por exemplo, é para portas sobrepostas, alinhadas à lateral do móvel. Já a de pressão curva, é para portas parcialmente alinhadas a lateral do móvel, abrindo-se em um ângulo maior do que 90 graus. E a supercurva, para portas embutidas na lateral do móvel. Assim como a curva, permite que a abertura seja maior do que 90 graus

Dobradiça de Pressão

 

Dobradiça Invisível

Esteticamente são as de maior valor agregado, pois, como o nome sugere, ficam completamente escondidas por estarem embutidas na porta e no batente. Dessa forma, quando a porta está fechada, a impressão é de um painel contínuo e não de uma porta. Além do mais, estas dobradiças permitem um ângulo de abertura de até 180 graus.

Dobradiça Invisível

Aproveite as nossas dicas e receba agora mesmo a indicação de um profissional para auxiliar no seu projeto.




Descubra mais matérias


20 soluções criativas para marcenaria sob medida

Matéria por: Leo Sob Medida

Acabamento em madeiras

Matéria por: Leo Sob Medida

Sala de Banho: Como personalizar uma das áreas mais revigorantes da casa

Matéria por: Leo Sob Medida