Como criar uma área de serviço prática e organizada

Espaço pequeno não pode ser desculpa para uma lavanderia que não atende às necessidades do morador.

Indispensável em qualquer lar, a área de serviço é um dos espaços mais utilizados da casa. E o motivo é simples: com frequência é preciso lavar uma peça de roupa, um pano ou simplesmente pegar um produto ou acessório de limpeza. Pequena ou grande, isolada ou integrada à cozinha, a área de serviço deve ser prática, funcional e organizada.

Experientes na execução de projetos residenciais, as arquitetas Ana Paula Briza, Fernanda Takadachi e Cristiane Schiavoni, ressaltam que a área de serviço merece tanta atenção quanto os demais cômodos do projeto.

Antes de começar o projeto é preciso elencar as necessidades de cada morador como quantidade de varais a serem dispostos, a demanda de uma marcenaria elaborada, além de definir quais serão os eletrodomésticos a serem dispostos no ambiente, já que cada um conta com dimensões diferentes e condições específicas para instalação correta e funcionamento seguro.

“Além dessa avaliação completa em mãos, é fundamental identificar a disponibilidade dos pontos de água, esgoto, elétrica e gás”, alerta Fernanda Takadachi.

Layout funcional

Para facilitar a vida de quem usa a lavanderia é preciso saber dispor, de forma prática e inteligente, os espaços direcionados para a lavagem das roupas, colocação dos armários e outros itens. “O mais comum é que a lavadora fique ao lado do tanque. Se tiver um espaço maior, é interessante pensar em um local ergonômico e adequado para montar a tábua de passar roupa. Também chamo atenção para a posição do varal, que deve estar próximo à circulação de ar. Minha dica é sempre deixar as ‘varetas’ de forma perpendicular à entrada de ventilação e, assim, as roupas secarão rapidamente e sem o cheiro de peças que ficaram penduradas por muito tempo”, revela Cristiane.

Resistente e seguro

Por ser um ambiente com uso contínuo de água, o revestimento precisa ser resistente. “Para paredes e piso, é recomendado utilizar porcelanato ou cerâmica. Para o chão, especifico modelos antiderrapantes para evitar acidentes”, explica Ana Paula Briza.

Móveis

Por se tratar de uma área úmida, as arquitetasrecomendam que os móveis não estejam apoiados diretamente no piso. Para tanto, é possível realizar a instalação de forma suspensa ou sob uma base de alvenaria, evitando o contato direto com a água.

Á área de serviço também é o ambiente escolhido para guardar os itens utilizados para a limpeza da casa. “Sempre sugiro incluir um armário vertical para vassouras e rodos e, para os produtos, armários fechados à mão dos adultos, mas que inibam o fácil acesso das crianças”, indicam.

Roupa sem odor

Caso a área de serviço esteja integrada à cozinha, certamente as roupas ficarão com os odores característicos do ambiente.  Sendo assim, Cristiane indica fechar a lavadora e o varal dentro de uma espécie de nicho. “No caso de um pequena lavadora, dá para ocupar um lugar de apenas 70 cm. Para uma lava e seca, com 1,20 m, já é possível embutir essa lavanderia”, completa.

Localizada em um loft esta lavanderia é visível da sala. Sendo assim, a proposta foi decorá-la de forma a seguir o mesmo estilo do restante do apartamento e ao mesmo tempo ser funcional para atender as necessidades do cliente apesar da sua pequena metragem.

Por mais que seja uma área basicamente para funções domésticas, como a lavagem e secagem de roupa e armazenamento dos produtos de limpeza, a lavanderia se integrou ao apartamento.

Embora exista uma porta de correr que a isola da área comum do loft, ela pode perfeitamente ficar com a porta aberta que não haverá uma discrepância estética. A marcenaria amarela dá um toque de descontração em uma área geralmente sóbria, e contrasta com o tampo em granito cinza e o porcelanato cimentício.

Para aproveitar o espaço, além dos armários tradicionais para produtos de limpeza, vassouras, tábua de passar, a lavanderia abriga uma condensadora, uma máquina de lavar e secar além de fazer fundo para a suíte, onde parte do armário amarelo é na verdade o fundo de uma sapateira (que se acessa pelo quarto).

Já a proposta desta lavanderia foi trazer praticidade às atividades da área de serviço. Por se tratar de um espaço pequeno, 3 m², a funcionalidade do ambiente tornou-se o partido principal, pois quando um ambiente pequeno está desorganizado ou bagunçado, ele transmite a sensação de parecer ainda menor.

Sendo assim, foi necessário combinar organização e praticidade, que pode ser observada a partir do tampo com tanque embutido e do varal elétrico que sobe e desce, através de controle remoto.

O destaque está na harmonia entre os tons e texturas escolhidas. Os espaços foram distribuídos de maneira a organizar e agilizar as tarefas da área de serviço.

Para o revestimento da bancada foi escolhido o quartzo branco, adequando-se com os armários em MDF cinza em marcenaria. Os revestimentos utilizados foram escolhidos a fim de afirmar essa intenção de praticidade e organização.

Por se tratar de uma área molhada e de limpeza geral, foram escolhidos tons mais claros, contidos para ampliar o espaço e de fácil manuseio, com materiais resistentes em contato com água e produtos de limpeza.

Destaque para os organizadores de roupa suja e limpa nos nichos do móvel e os sacos de tecido sobre o tampo.




Descubra mais matérias


20 soluções criativas para marcenaria sob medida

Matéria por: Leo Sob Medida

Acabamento em madeiras

Matéria por: Leo Sob Medida

Sala de Banho: Como personalizar uma das áreas mais revigorantes da casa

Matéria por: Leo Sob Medida